O movimento internacional Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a campanha tem como objetivo “compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.
Durante todo o décimo mês do ano, diversas instituições promovem eventos técnicos, debates e apresentações sobre câncer de mama para conscientizar toda a população – principalmente as mulheres – e destacar a importância do diagnóstico precoce. Estudos indicam que a detecção precoce implica em mais de 90% de chance de cura para esse tipo de câncer. Por isso é tão importante manter o check-up em dia e fazer o autoexame!
Sinais de alerta do câncer de mama
O Instituto Oncoguia destaca que o câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, como:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
- Nódulo único endurecido;
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
- Dor na mama ou mamilo;
- Inversão do mamilo;
- Eritema (vermelhidão) na pele;
- Edema (inchaço) da pele;
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;
- Linfonodos aumentados.
É importante lembrar que homens também podem desenvolver o câncer de mama, mas têm menos propensão que as mulheres.
Fatores de risco
De acordo com artigo do Hospital Oswaldo Cruz, “o câncer de mama é causado por alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, que podem ser estimuladas por fatores ambientais tais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo.
Também é mais frequente nas mulheres que tem início da menstruação em idade muito jovem e menopausa tardia”.
Exercício físico x câncer de mama
Em 2018, uma pesquisa feita por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, indicou que 12% das mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil poderiam ser evitadas caso as pacientes praticassem atividades físicas regularmente. Veja mais detalhes da pesquisa aqui.
Praticar exercício físico é muito importante para prevenir vários tipos de câncer, doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, obesidade e muito mais. Mantenha-se ativo fisicamente e tenha uma vida mais saudável!
Last modified: 17 de novembro de 2020