Outubro Rosa: importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

44

O movimento internacional Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a campanha tem como objetivo “compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.

Durante todo o décimo mês do ano, diversas instituições promovem eventos técnicos, debates e apresentações sobre câncer de mama para conscientizar toda a população – principalmente as mulheres – e destacar a importância do diagnóstico precoce. Estudos indicam que a detecção precoce implica em mais de 90% de chance de cura para esse tipo de câncer. Por isso é tão importante manter o check-up em dia e fazer o autoexame!

Sinais de alerta do câncer de mama

O Instituto Oncoguia destaca que o câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, como:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
  • Nódulo único endurecido;
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Eritema (vermelhidão) na pele;
  • Edema (inchaço) da pele;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;
  • Linfonodos aumentados.

É importante lembrar que homens também podem desenvolver o câncer de mama, mas têm menos propensão que as mulheres.

Fatores de risco

De acordo com artigo do Hospital Oswaldo Cruz, “o câncer de mama é causado por alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, que podem ser estimuladas por fatores ambientais tais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo.

Também é mais frequente nas mulheres que tem início da menstruação em idade muito jovem e menopausa tardia”.

Exercício físico x câncer de mama

Em 2018, uma pesquisa feita por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, indicou que 12% das mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil poderiam ser evitadas caso as pacientes praticassem atividades físicas regularmente. Veja mais detalhes da pesquisa aqui.

Praticar exercício físico é muito importante para prevenir vários tipos de câncer, doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, obesidade e muito mais. Mantenha-se ativo fisicamente e tenha uma vida mais saudável!

Last modified: 17 de novembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *