Fome emocional: sintomas e dicas para controlar

42

Você já ouviu a expressão “fome emocional”? Ela é utilizada quando nós comemos por necessidade emocional e tem esse nome justamente porque não provém do organismo e do corpo, mas sim da mente. Algumas pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade e estresse lidam com isso diariamente.

Segundo o site “Mundo Psicólogos”, quando passamos por essas sensações de desconforto, o nosso cérebro envia um aviso de fome, na tentativa de controlar essa emoção negativa (ansiedade, estresse, tensão, nervosismo). Esse sentimento é parecido quando entramos em uma reeducação alimentar, por exemplo: vontade de comer justamente o que não está disponível no regime alimentar prescrito pelo médico ou nutricionista.

“De acordo com especialistas, a fome emocional pode ser provocada por uma má consciência interoceptiva, ou seja, casos em que a pessoa tem dificuldade para interpretar corretamente as emoções experimentadas. Também pode estar associada a problemas para controlar tais emoções.” (Mundo Psicólogos)

Principais sintomas

  • Comer para tentar aliviar sentimentos ruins, celebrar ou como forma de recompensa;
  • Fome repentina diante de uma situação apreensiva;
  • Sentimento de culpa após a refeição;
  • Vontade “incontrolável” de comer alimentos específicos.

É necessário controlar a fome emocional porque, aliada às emoções, pode ser a porta de entrada para outro problema de saúde mais grave. Mas como fazer isso? Quais são os cuidados especiais? Veja as dicas que separamos para você:

  • Procure ajuda profissional. O psicólogo vai te ajudar a entender o seu caso e enfrentar melhor as suas emoções.
  • Identifique a causa;
  • Procure outras atividades prazerosas (exercícios físicos, videogame, lazer com os amigos) para ocupar o tempo e proporcionar satisfação/bem-estar;
  • Evite ter na despensa mantimentos não saudáveis;
  • Não fique muitas horas sem comer para evitar a queda de glicemia no sangue;
  • Reeduque a sua alimentação e faça refeições conscientes.

Você já passou por isso em algum momento? Compartilhe a sua experiência nos comentários. E ah, não esquece de acompanhar a academia Move Concept nas redes sociais: Facebook e Instagram. Estamos sempre por lá dando dicas de treinos e saúde.

Fontes:

https://br.mundopsicologos.com/

https://www.minhavida.com.br/

https://www.boavontade.com/

Last modified: 17 de novembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *