Atividade física previne mortes precoces, diz estudo

349

Você sabia que a atividade física está relacionada com a prevenção de mortes precoces ao redor do mundo? Um estudo realizado pelas universidades de Cambridge e Edimburgo, publicado na The Lancet, apontou que a atividade física previne aproximadamente 3,9 milhões de mortes prematuras por ano.

O estudo

A pesquisa foi feita a partir de dados publicados anteriormente sobre o percentual da população de 168 países que praticam exercícios de força misturados com 150 minutos de aeróbico de intensidade moderada durante a semana, 75 minutos de atividade de intensidade intensa OU uma combinação das duas intensidades. Essa recomendação é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os pesquisadores fizeram um cálculo da proporção de mortes prematuras que foram evitadas pela atividade física, cruzando os dados acima com as estimativas do risco de mortes precoce entre pessoas ativas e inativas.

Resultado

O estudo concluiu que o número de mortes prematuras foi cerca de 15% menor do que teria sido, graças à atividade física. Isso representa 3,9 milhões de vidas que não foram perdidas ao ano. Os dados exibem grande variação nos níveis de atividade física entre os países, mas a pesquisa afirma que o exercício auxilia significativamente para a saúde de todos os cidadãos do mundo.

Outro dado interessante do estudo é que o número de vidas não perdidas foi maior nos países com maior população de baixa renda, sendo uma média de 18% de mortes prematuras evitadas. Já nos países de alta renda, a porcentagem foi de 14%.

Academia Move Concept

Já conhece a Move Concept, em Petrópolis? Somos a academia mais moderna da cidade, temos professores capacitados, equipamentos de alta tecnologia, higiene como uma das nossas maiores prioridades e prezamos por um ambiente aconchegante e familiar. Venha conhecer toda a nossa estrutura!

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 610 – Quitandinha, Petrópolis

Telefone: (24) 3302-1250

Fonte da pesquisa: Eu Atleta

Foto: Shutterstock

Last modified: 17 de novembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *