Estudo: exercícios aeróbicos ajudam a diminuir a enxaqueca crônica

37

A enxaqueca é uma doença que se apresenta através de dores de cabeça, provocadas por uma série de gatilhos, como estresse, falta de rotina do sono, alimentação, ruídos altos, odores fortes, mudança brusca de temperatura, variações de níveis hormonais, entre outros.  Latejante e unilateral, esse tipo de dor é moderada ou grave e atrapalha o dia a dia.

Mudança no estilo de vida é uma das formas de evitar as crises. É importante que as pessoas que sofrem de enxaqueca procurem seguir uma alimentação balanceada, regular o sono, reduzir o consumido de cafeína, controlar os níveis de estresse e praticar atividade física. Mas que tipo de atividade física?

De acordo com um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, natação) auxiliam no combate contra a enxaqueca crônica. Esse tipo de enxaqueca é caracterizado por dor de cabeça, com sintomas de enxaqueca, por 15 ou mais dias no mês, durante pelo menos três meses.

A pesquisa relata que o exercício aeróbico previne as dores, diminui a frequência e a intensidade da enxaqueca e contribui para uma melhor vascularização do crânio, auxiliando/evitando episódios de crise e fazendo com que as dores fiquem menos densas.

Além dos benefícios citados pela pesquisa, o exercício aeróbico ajuda a emagrecer, melhora a resistência corporal, auxilia o fortalecimento do sistema imunológico, reduz o risco de algumas doenças crônicas (obesidade, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes tipo 2), ajuda a baixar a pressão arterial, reduz a tensão/ansiedade e promove o relaxamento.

ATENÇÃO: segundo o jornal O Popular Digital – onde a pesquisa foi publicada, é importante não praticar exercícios durante as crises para evitar que os sintomas se intensifiquem. Lembrando que o objetivo dos exercícios aeróbicos durante o tratamento é prevenir as crises.

Fontes: Jornal O Popular Digital

Patricia Franco Rabello (Personal Trainer)

Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

Foto: Shutterstock

Last modified: 17 de novembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *