Exercício físico ajuda a aumentar o colesterol bom

19

Os exercícios físicos têm muitos benefícios para a saúde e talvez nós não conseguiríamos mensurar todos eles. Por exemplo, você sabia que a prática de atividade ajuda a aumentar o colesterol bom? Esse assunto é pouco tratado, mas tão importante quanto outros.

De acordo com o cardiologista Nabil Ghorayeb, colaborador do site Eu Atleta, especialista por concurso em Cardiologia e Medicina do Esporte e coordenador da Clínica CardioEsporte do HCo, o exercício físico não modifica os níveis de fração de colesterol LDL (colesterol ruim) de forma significativa, mas pode elevar o HDL (colesterol bom) em até 20%.

Manter o nível de HDL é muito importante, pois ele ajuda a proteger as artérias da formação dos ateromas (placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos).  Além disso, as pessoas que são ativas fisicamente costumam mudar os hábitos não saudáveis, o que resulta em uma diminuição de doenças cardiovasculares.

Para garantir os benefícios do exercício físico para o colesterol bom, você deve se dedicar às atividades aeróbicas, como correr na esteira, andar de bicicleta, spinning e outras aulas coletivas, e os exercícios de fortalecimento muscular. Procure uma atividade dentro das recomendadas, mas que você sinta prazer em praticá-la, pois a frequência é muito importante nesse caso. E sem motivação, dificilmente, existe frequência.

Controlar o colesterol é uma atitude de quem quer viver com uma excelente qualidade de vida. Cuide de você! Matricule-se na academia, faça acompanhamento nutricional e tenha uma rotina mais feliz, vivendo com equilíbrio e mais saúde.

Para mais informações sobre a Move, entre em contato conosco por telefone (24) 3302-1250. Estamos sempre disponíveis para melhor atende-lo e tirar dúvidas.

Fonte: Eu Atleta/Nabil Ghorayeb (cardiologista)

Foto: Shutterstock

Last modified: 20 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *