Exercício físico na terceira idade: a “salvação” no combate à perda de massa muscular

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A perda de massa muscular é uma realidade do envelhecimento, mas existem formas de reverter o quadro. O exercício físico é um dos grandes elementos quando os objetivos incluem o fortalecimento e a hipertrofia, que é o ganho da massa.

Os seres humanos começam a perder a massa muscular por volta dos 30 anos, de forma progressiva. Essa perda resulta em aumento de percentual de gordura, perda de força, mobilidade comprometida e outros fatores que deixam o desejo de chegar bem na terceira idade mais longe. Diferente do que muitos acreditam, apenas suplementação e uma alimentação diferenciada podem não ser o suficiente para reverter o quadro natural.

Manter-se em atividade durante toda a vida, com auxílio profissional, é uma das melhores saídas para o combate à perda de massa muscular e ainda garante outros benefícios, como qualidade de vida, convívio social, melhora da saúde mental.

E se engana quem acredita que é necessário ficar muitas horas na academia para garantir os benefícios. O importante mesmo é manter a consistência e ajustar volume, intensidade e frequência. Por exemplo: se você tem pouco tempo para fazer o seu treino, o profissional costuma prescrever maior intensidade, sempre levando em consideração as limitações do aluno.

O valioso é nunca deixar de se exercitar. A atividade física é indispensável em todas as fases da vida, só muda o objetivo final. Estimule as pessoas que atingiram a terceira idade da sua família e/ou conhecidos a praticarem exercício físico.

Aqui na Move, por exemplo, temos a alegria de acompanhar muitos idosos que cuidam da saúde e estão sempre em busca de evolução. Eles são um exemplo para nós e para quem ainda não está se movimentando.

Fonte: Eu Atleta

Referência: Saric J., et al. Resistance Training Frequencies of 3 and 6 Times Per Week Produce Similar Muscular Adaptations in Resistance-Trained Men. J Strength Cond Res. 2019 Jul;33 Suppl 1:S122-S129.

Last modified: 20 de agosto de 2019

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