A importância da avaliação física

152

Quando foi a última vez que você fez uma avaliação física? Infelizmente o número de clientes de academias de ginástica e musculação que estão com essa análise atualizada é baixo e preocupante. Muitos acreditam ser um dado dispensável e acabam se baseando apenas nos números da balança e nas roupas que ficam mais apertadas ou mais largas. Só que, olhando apenas esses dados, não podemos concluir de forma correta se estamos tendo resultados positivos ou não.

A avaliação física é um instrumento importante não só para mensurar questões estéticas, como peso, altura, medidas, quantidade de gordura e massa muscular, mas também para identificar determinados fatores de risco a prática do exercício, como certas lesões, histórico de doenças, uso de medicamentos, flexibilidade e desvios posturais.

Com todas estas informações nas mãos, o profissional de educação física poderá montar um programa de treinamento “personalizado” para você, exclusivo para o seu caso, pensando nos seus objetivos e nas suas limitações. Além de criarmos uma base para comparação dos resultados futuros e saber se o treino está trazendo os resultados desejados, permitindo fazer os ajustes necessários.

E mais: a avaliação física também ajuda a chegar mais rápido no objetivo dos seus sonhos, pois ela ajuda a traçar “pequenas metas”, ou seja, metas intermediárias, possíveis de alcançar em um determinado período de tempo, até o alcance da meta maior ou objetivo de longo prazo. De acordo com pesquisas da área, a realização dessas pequenas metas motiva e faz com que os clientes fiquem mais comprometidos com seu treino por pelo menos mais três meses, que é o período médio ideal para se fazer as novas avaliações.

Quem faz a avaliação física?

Essa função é de competência de um profissional de Educação Física. Na academia Move Concept, nós temos excelentes profissionais capacitados para essa análise, são eles os professores João Souza e o Bruno Costa. Para marcar a sua avaliação é só entrar em contato com a nossa recepção e escolher a melhor data disponível.

Entendeu a importância da avaliação física? Se você ainda tem dúvida, pense: é fácil chegar a algum lugar desconhecido sem ter as coordenadas ou um mapa? Não! Normalmente você vai demorar muito, pois não sabe por aonde ir. Agora transfira isto para a academia: é preciso contar com a ajuda de profissionais qualificados, com esse mapa, para te ajudar a seguir. Agende já sua avaliação física!

Foto: Shutterstock

Last modified: 28 de Fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *