Obesidade pode reduzir expectativa de vida em até 10 anos, aponta pesquisa

129

A obesidade é uma doença qualificada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é um fator de risco para diversas doenças, como câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabete, apneia do sono e outras.

Além de ser considerada “porta de entrada“ para muitas doenças, a obesidade também pode reduzir a expectativa de vida de jovens adultos (20 a 30 anos) em até 10 anos.  Pelo menos é o que aponta um estudo realizado com jovens australianos, apresentado por um dos jornais científicos mais respeitados da área, o International Journal of Obesity.

Em média, homens e mulheres com peso saudável na faixa dos 20 anos tem expectativa de vida de 77 e 80 anos, respectivamente. No entanto, de acordo com os pesquisadores do Instituto George para Saúde Global e da Universidade de Sydney, na Austrália, se esses jovens estão obesos no início da vida adulta, as mulheres podem perder seis anos dessa estimativa e os homens oito. Essa situação pode ser ainda mais preocupante se estiverem com obesidade grave, reduzindo os anos em oito para mulher e 10 para homem.

Ainda segundo a pesquisa, os riscos de morte precoce relacionados ao excesso de peso eram evidentes em todas as faixas etárias, mas decresceram com a idade. O estudo indica que 36,3 milhões de anos serão perdidos ao longo da vida da população adulta como consequência da obesidade e do sobrepeso. Conforme visto acima, os homens serão mais afetados, perdendo 27% mais anos de vida do que as mulheres.

Em entrevista ao jornal O Dia, Lívia Lugarinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), fala sobre a importância da prevenção:

“Aqui no Brasil, podemos não ter isso documentado, mas já observamos essa redução da expectativa de vida na prática clínica. E a conclusão que a publicação expõe é o mais importante, pois é o enfoque justamente nas estratégias de prevenção. As estratégias de prevenção agora, com os resultados desse estudo, focando principalmente na faixa etária entre 20 e 30 anos, seria a ferramenta principal para revertermos esse quadro.”

Dicas para combater a obesidade:

  • Pratique atividade física regularmente.
  • Faça acompanhamento com um nutricionista da sua confiança.
  • Conheça os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável.
  • Evite alimentos gordurosos e com calorias vazias.
  • Encha metade do seu prato de vegetais e legumes.
  • Beba bastante água e sucos naturais.
  • Elimine os industrializados da sua rotina.
  • Estimule as crianças a comerem bem desde sempre.

Fonte: https://odia.ig.com.br/

Foto: Shutterstock

Last modified: 5 de Fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *