5 erros cometidos no treino de pernas

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O treino de pernas está muito presente na vida de quem busca uma rotina saudável e faz musculação, mas será que ele recebe a atenção necessária? Nem sempre!

O treinamento de membros inferiores é complexo e envolve fatores individuais importantes. O problema é que alguns alunos não se atentam a isso e executam os exercícios cometendo erros gravíssimos que podem ser extremamente lesivos. Nós selecionamos os erros mais comuns para você ficar atendo a partir de hoje e não os cometer mais. Veja:

1- Excesso ou falta de carga

Existem pessoas que exageram na quantidade de pesos e repetições do treino de pernas. Outras, tentam burlar o exercício, colocando pouca carga. Essas atitudes podem comprometer fortemente os resultados esperados e, no pior dos casos, até acarretarem lesões.

É preciso entender que a importância está na qualidade da execução do exercício e não na quantidade. Não adianta colocar muito peso e perder a boa execução dos movimentos.

2- Falta de amplitude

Esse item está inteiramente ligado ao anterior. Sabe quando você está fazendo Leg Press, coloca mais peso do que aguenta e não faz o movimento completo? Isso é falta de amplitude. Você não consegue terminar o exercício e atrapalha o resultado final do treino que foi passado pelo professor da academia, visando o seu objetivo.

3- Não treinar pernas

Tem aluno que não gosta de treinar perna porque é cansativo e dói, mas não tem para onde fugir… Tem que treinar! Converse com o professor e descubra qual é a melhor forma de encaixar os exercícios na sua série, deixando-o mais atrativo/dinâmico.

4- Não respeitar o descanso necessário

Esse erro é muito comum entre as mulheres. Os exercícios costumam ser bem intensos, sendo assim, deve-se ter um cuidado especial com a frequência do treino de pernas. Alguns alunos ficam tão focados em ver os resultados nas pernas que não deixam o corpo descansar. Um corpo saudável é composto por músculos fortes no geral. Nada em excesso é bom!

5- Fazer movimentos errados

Para evitar lesões, é importante executar os exercícios exatamente como os professores explicam. Por mais chato que pareça, ter cuidado para não inclinar o tronco demasiadamente na hora de um agachamento, por exemplo, é indispensável para não correr risco de ter problemas na coluna. A mesma atenção vale para manter a direção dos pés alinhados em relação aos joelhos em qualquer tipo de exercício.

Mas, enfim, qual é a melhor forma de evitar esses erros tão comuns durante o treino de pernas? A resposta é simples: ficando atento aos seus movimentos, a qualidade dos exercícios e tendo profissionais capacitados acompanhando os mesmos.

Na Move contamos com professores qualificados e graduados em constante treinamento, atualizações e certificações para levar sempre o melhor para os nossos alunos. O seu objetivo é o nosso também.

Conheça a nossa academia. Endereço: Rua Getúlio Vargas, 610 – Quitandinha/Petrópolis l Contato: (24) 3302-1250

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Last modified: 6 de Abril de 2018

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