Devo fazer alongamento antes do treino? Saiba aqui!

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Provavelmente, você já ouviu falar que é importante fazer alongamento antes do exercício físico. Isso é um verdadeiro mito e pode ser muito prejudicial. Ao fazer treinos de alongamento, você alonga, como o próprio nome já diz, uma fibra que logo depois será contraída, o que pode ser até lesivo.

O alongamento deve acontecer sempre de forma leve a moderado depois do exercício físico para apenas relaxar a musculatura. Os exercícios que devem ser feitos antes de começar a efetuar a série dentro de academia são chamados de aquecimento articular ou mobilidade. Eles exploram as articulações com movimentos dinâmicos, usando apenas o peso corporal, e tem o principal objetivo de preparar os tornozelos, quadril, região toráxica, ombros e cervical para receber cargas maiores.

No trabalho de mobilidade, você aumenta a amplitude articular fazendo o movimento real. Por exemplo: se vai agachar muito na aula do dia, você precisa fazer um trabalho de agachamento com peso corporal durante algumas repetições para que lubrifique as articulações, acostumando os seus músculos e tendões a fazerem o movimento que será utilizado com carga logo depois.

Essa prática é essencial para os atletas, para conseguirem ter um treino mais efetivo, e principalmente para os sedentários, pois eles ficaram algum tempo parados e, consequentemente, tem menor capacidade de explorar as articulações. Não esqueça: quanto mais você prepara o seu corpo, mais proveitoso será o treino com carga.

Portanto, antes do treino, é aconselhável apenas aquecer as articulações e não fazer trabalhos que buscam ganho de flexibilidade, que é característico do alongamento.  Procure o professor da sua academia e saiba a melhor forma de fazer o alongamento pós-treino, sem que haja perigo lesivo.

Foto: shutterstock

Last modified: 4 de Maio de 2018

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