5 benefícios da musculação para os idosos

455

A vida saudável está 100% relacionada com a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Para ter qualidade de vida, é necessário acumular, pelo menos, 150 minutos de exercício moderado por semana. E esse número inclui idosos, adultos, jovens, homens e mulheres… Atividade física é para todos!

Muitas pessoas têm dúvidas se podem fazer musculação na terceira idade. A resposta é: sim. O melhor local para o idoso fazer qualquer atividade física é em uma sala de musculação, pela segurança dos aparelhos e, principalmente, porque ele perde força e potência ao longa da vida.

Nós da Move selecionamos cinco benefícios da musculação para os idosos. Veja:

1- Alivia dores

Que atividade física alivia dores todos nós já sabemos, certo? Saiba que não é diferente para os idosos. Segundo estudo da Universidade Tufts (universidade privada de pesquisa em Medford/Somerville, Massachusetts, nos Estados Unidos), o treinamento de força diminui dor de osteoartrite do joelho, por exemplo, em até 43%.

2- Melhora a saúde mental

As pessoas se sentem melhores e mais fortes quando fazem atividades físicas e isso melhora a saúde mental e o bem-estar. Os exercícios auxiliam a autoconfiança e a autoestima dos idosos, impactando positivamente na qualidade de vida dos mesmos.

3- Restauração do equilíbrio e fortalecimento dos ossos

Os idosos, normalmente, possuem falta de equilíbrio, o que proporciona muitas quedas e possibilidade de quebrar alguma parte do corpo. A musculação irá ajudar a aumentar a força, restaurar o equilíbrio e fortalecer os ossos, diminuindo a probabilidade de quedas e riscos de fraturas.

4- Melhora o sono

A prática regular de exercícios físicos melhora a qualidade do sono. As pessoas conseguem pegar no sono mais rápido, tem um estado de repouso mais profundo e despertam menos durante a noite.

5- Melhora do tecido cardíaco

O risco de doença cardíaca diminui quando o corpo está mais magro. O idoso que está em programas de reabilitação ganha capacidade aeróbica e pode levar a musculação como uma terapia.

Lembrando que todas as pessoas que praticam atividades físicas, principalmente os idosos, devem ser acompanhadas por profissionais competentes. Na Move, os professores acompanham o aluno para se certificarem que estão fazendo um trabalho de força extremamente seguro. Venha nos fazer uma visita!

Foto: Shutterstock

Last modified: 4 de Maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *